quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Conclusão

Tudo que foi citado nesses textos sobre "A arte Barroca no Brasil", tivemos o entendimento que durante todo o século XVII e metade do século XVIII, onde o Barroco tinha um grande dominio, surgindo entre um conflito entre a reforma protestante e a contra reforma com o objetivo de mostrar a religião através da arte. Foi em Minas Gerais onde houve a maior propagação do Barroco, mas marco inicial do Barroco brasileiro é o poema épico, Prosopopéia de Bento Teixeira (1601).
O autores brasileiros citados nos textos são Gregório de Matos (poesia) e Padre Antônio Vieira (Prosa) eles foram grandes implacadores do Barrono no Brasil, junto com tantos outros autores construiram a história dele aqui no Brasil.

domingo, 1 de novembro de 2009

- Caracteristicas do Barroco no Brasil que viraram tradição

Não é necessariamente culpa do Barroco, vindo na época colonial, que atualmente ainda vivemos na dúvida entre a vida, o agora ou a eternidade, também não é necessariamente culpa do Barroco que muitas vezes nos vemos angustiados diante de tantas incertezas. O homem, atualmente, continua à buscar pela conciliação entre opostos, um exemplo na sociedade de hoje, é o fato de as pessoas quererem ser independentes e ao mesmo tempo encontrarem o amor da vida delas...ou seja, criar dependência de um sentimento amoroso ou de alguém.
Algo que pode talvez ser considerado uma tradição barroca, é o fato de atualmente não nos limitarmos tanto aos nossos medos e criticarmos mais a sociedade onde vivemos, as autoridades, assim como Gregório.
A Literatura, as esculturas de Aleijadinho e as pinturas do Mestre Ataíde podem se dizer tradições também, pois pertencem à história da literatura e da arte brasileira, e o Barroco no Brasil possuiu um “traço” diferente comparado com o barroco europeu, de caráter erudito, cortesão, sofisticado e sobretudo branco, apesar de todo ouro nas igrejas, pois muita coisa é de execução tecnicamente tosca, feita por mão escrava ou morena. Mas esse rosto impuro, mestiço, é que o torna tão único e inestimável.